A visão de sustentabilidade da Forall Phones

Aquecimento global. Desflorestação. Poluição. Desperdício. Os problemas ambientais que a sociedade enfrenta atualmente são inúmeros e cada vez mais relevantes e difíceis de resolver. Esta verdadeira crise tem vindo a motivar diversas entidades societais a agir: governos e entidades supranacionais estão a estabelecer regulações de mercado cada vez mais rigorosas; instituições não governamentais estão cada vez mais ativas e consumidores, cada vez mais informados e seletivos. Neste âmbito, também empresas estão cada vez mais conscientes do seu impacto e a tentar  reduzi-lo. Foi neste contexto que começaram a surgir empresas que não só pensam no seu impacto, mas que incorporam em si a necessidade de ajudar a resolver alguns destes problemas. Uma delas é a Forall Phones, que surgiu como resposta local a um problema ambiental global: o e-waste (lixo eletrónico).

O que fazemos na Forall Phones? Baseados num modelo de economia circular, requalificamos telemóveis não comercializáveis e pomo-los à venda a preços descontados, dando-lhes assim uma segunda vida. No entanto, os benefícios deste modelo vão muito para além dos preços mais acessíveis, os quais permitem levar tecnologia de qualidade a um público maior. Ao perpetuar a prática de tornar desperdício em produtos viáveis e de qualidade, estamos intrinsecamente a evitar desperdício eletrónico e a evitar a necessidade de explorar recursos para a produção de novos telemóveis. Mas será este o nosso único papel na sociedade?

Gostaríamos de acreditar que não. Queremos garantir que outros agentes envolvidos connosco (e não só) são conscientes do seu impacto ambiental e papel na sociedade e que conseguem fazer e ser melhor do que atualmente. Queremos ajudar a resolver os problemas ambientais e crises sociais que nos rodeiam. Sumariamente, o nosso desejo é ser uma força positiva na sociedade, o que passa por um esforço interno (como agir sempre de forma ética e evitar desperdício ou poluição) e por um esforço externo (como começar e apoiar iniciativas sustentáveis ou ajudar o planeta e aqueles que vivem em situações mais precárias).

No fundo, a Forall Phones acredita que todas as organizações devem existir por um propósito e tentar ser cada vez mais sustentáveis. A nível organizacional, queremos que sustentabilidade faça parte do nosso ADN e que esteja presente e visível em tudo o que fazemos – é esta a única forma de estarmos em constante simbiose com a sociedade à nossa volta. Usando as nossas capacidades, recursos e especialização, faremos o possível para ajudar a resolver problemas sociais e ambientais enquanto possibilitamos a cada vez mais pessoas possuir aparelhos de qualidade, efetivamente democratizando o acesso à tecnologia!

 

João Moreira

Social & Green Manager na Forall Phones